A hashtag Throw Back Thursday é uma hashtag tão importante, que vai virar um tópico fixo aqui no site. Toda quinta, iremos postar uma lembrança de série ou filme, jogo, referente a uma notícia importante da semana. Caso não haja, iremos selecionar algo bem legal para trazer curiosidades aqui.

Essa semana, infelizmente soubemos da perda do criador da série animada Bob Esponja, Stephen Hillenburg, então seria interessante abordar alguns fatos curiosos sobre o processo de criação, de como a proposta foi apresentada à Nickelodeon, e como a série realmente divertiu muitas pessoas no Brasil.

A série ocorre principalmente na cidade fictícia que todos conhecemos, Fenda do Bikini, localizada no Oceano Pacífico, abaixo do recife de corais da vida real conhecido como Bikini Atoll. Em 2015, Tom Kenny confirmou que a cidade fictícia recebeu o nome do Atol de Bikini, mas negou a teoria dos fãs da Internet que conectou os personagens da série aos testes nucleares ocorridos em Atoll.

Hillenburg sempre amou o mar, e estava trabalhando com vida marinha, e, enquanto trabalhava como artista de equipe no Instituto do Oceano, tinha os planos de retornar à faculdade para um mestrado em arte. Antes que isso pudesse se materializar, ele participou de um festival de animação, que o inspirou a fazer uma pequena mudança no curso. Em vez de continuar sua educação com um programa de arte tradicional, Hillenburg escolheu estudar animação experimental no California Institute of the Arts.

Um ponto extremamente curioso é que, todo filme, série, tem que ter um pitch, ou seja, a ideia deve ser apresentada a executivos, que podem ou não decidir o futuro da sua ideia. Em 1997, enquanto apresentava o desenho animado aos executivos da Nickelodeon, Hillenburg vestiu uma camisa havaiana, trouxe consigo um terrário subaquático com modelos dos personagens e tocou música havaiana para definir o tema. A configuração foi descrita pelo executivo da Nickelodeon, Eric Coleman, como "bastante surpreendente". Não é pra menos.

O mais interessante é que são curiosidades e fatos interessantes que nunca tomamos conhecimento, e vale a pena uma lembrança a esse ícone dos anos 2000 e que está disponível na Netflix!