Quando comecei a construir meu home-studio, eu possuía uma bateria eletrônica da Shelter uma STD90, depois adquiri uma ALESIS Dm8 e troquei por uma acústica, pensando sempre nas gravações que fazia com os outros, confesso que para mim era muito melhor a bateria eletrônica, pois eu podia tocar as 03hs da madrugada sem atrapalhar ninguém, mas os amigos e alguns clientes olhavam torto,mas juro que nunca entendi querer tocar numa bateria acústica para depois estragar todo o som dela com plugins e samples VST diversos.


Sempre curti o som da bateria, ali o que ela entrega, bem anos 1970 até início de 1990, aquele som bonito e simples de bateria de Whole Lotta Love do Led Zeppelin ou aquele punch do grunge como na música Territorial Pissings do Nirvana, ou aquele timbre lindo e ambiência fantástica conseguida no estúdio barco do David Gilmour com a música What do you want from me do Pink Floyd.


Claro que estamos falando de bandas com dinheiro o suficiente para gravar como quiserem com quem quiserem e com qualquer equipamento do mundo, e sei também que essa realidade não é a minha e talvez não seja a sua, ou talvez até seja mas quer economizar um pouco.


Comecei a montar meu kit de microfones conforme manda as regras do mercado, um Beta 52 da Shure e um AKG D112 para bumbo, caixa com SHURE SM57 e SENNHEISER E604 para demais tambores. Ou seja um investimento alto e que levou certo tempo para eu conseguir, mas digo que eram equipamentos maravilhosos até surgir em minha consciência dois pensamentos, que eram:


“Poxa filhão você não é baterista e não vai se dedicar a isso, e as gravações não estão rendendo tanto quanto antes, você precisa realmente de tudo isso?”


E o segundo pensamento foi:


“venda toda essa parafernália e com o dinheiro que vai resgatar invista em outros equipamentos e compre mais guitarras”. E com esses pensamentos vendi todo o kit de bateria, reformei o estúdio e comprei algumas guitarras, baixos e quilos de cafés.


Tendo fechado minha bateria na configuração de tons 08”, 10” e 12” surdos 14” e 16”, caixa 13” e bumbo 20”, resolvi procurar um kit de microfones para essa configuração e um colega me indicou os microfones da Arcano; serei sincero, na hora pensei em mandar ele para as cucuias pois não conhecia a marca e pelo preço tudo deveria ser bem questionável.


Mas realmente pelo preço pensei, do que vendi, apenas um Sennheiser E604 paga o kit todo com frete e ainda compro algumas cápsulas de café, assim o fiz e digo que me arrependi de julgar o livro pela capa.


Comprei o kit Arcano AR-GS7, o kit é composto por sete microfones no total, sendo um voltado para bumbo/surdos, 4 para tons e caixa e 2 overheads, e podemos ver suas especificações abaixo:

Apesar de seu baixo custo, eles possuem um som bem agradável e honesto, lembrando bem os microfones da linha PG da Shure também fabricados na china, esse kit pode ser usado tanto em percussões gerais como em bateria uma vez que já vem com clamps para fixação.

Mas eles também podem e devem ser usados em outros instrumentos, caso você não possua mais modelos para usos diversos esse kit com certeza será útil para gravação de todos seus instrumentos (separados é claro), pois a faixa de frequência dos microfones de tom também podem ser utilizados para captação de amplificadores de guitarras e até mesmo vozes e alguns instrumentos de sopros. A combinação de um microfone TG-1 apontado para a caixa do violão e um CG-1 posicionado ali pela 12º traste do violão, entrega uma sonoridade muito boa e honesta, com baixíssimo ruído (devo lembrar aqui também que o cabo faz diferença, então usem bons cabos sempre).

Mas suas aplicações surpreenderam-me também com a microfonação de meus amplificadores de baixo e guitarra, consegui um resultado muito bacana, para ser bem honesto não tinha conseguido ele com os outros microfones que já tive, usando um TG-1 para o centro do cone de um dos falantes de 10” do meu amplificador ASHDOWN MAG 300, e um  BG-1 apontado para a borda do outro falante e um CG-1 apontado para o tweeter, quando somados esses três canais em um único que timbre lindo eles entregam, testei essa mesma combinação com o sm57 e beta 52 e EV P137 (esse sinto muito falta), você tinha mais harmônicos e grave mais presente, então precisava equalizar um pouco para chegar no mesmo timbre, com isso não quero dizer que esses microfones da Electro Voice e Shure sejam piores, pelo contrário, mas o que digo é que com um KIT que não custa fração do preço desses outros consegue-se resultados bem próximos.

Com isso só tenho a dizer que esses microfones da Arcano AR-GS7 são bem honestos com sua proposta, que é entregar um bom custo/beneficio, agora falta ainda eu descobrir se terá também durabilidade.