“Fala, OTTO!”: A Volkswagen do Brasil anuncia oficialmente a chegada do OTTO, a primeira inteligência artificial generativa criada por uma montadora no País, agora disponível a todos os clientes do Novo Tera com sistema operacional Android e plano de carro conectado ativo. A nova tecnologia inaugura uma era inédita de interação entre motorista e veículo, consolidando a Volkswagen como protagonista da transformação digital no setor automotivo brasileiro.

Mais do que um assistente virtual, o OTTO foi concebido de forma pioneira para transformar a experiência do cliente, oferecendo respostas personalizadas, integração com o carro e conexão contínua com os consumidores. O conceito de Companionship – que aumenta a conexão entre o carro e o seu condutor – está no centro de sua criação, reforçando a tradição da Volkswagen de cultivar vínculos emocionais com seus clientes há mais de 72 anos no Brasil.

Apresentado no lançamento do Novo VW Tera, o OTTO é resultado do trabalho conjunto da equipe VW Tech_, iniciativa da Volkswagen voltada para inovação tecnológica e transformação digital no setor automotivo, em parceria com a Accenture Brasil e criatividade do time de Design da Volkswagen Américas.

Projetado sobre uma arquitetura proprietária da Volkswagen, o OTTO combina grandes modelos de linguagem do Google com integrações aos dados do veículo e aplicativos de mercado. O resultado é um companion capaz de compreender comandos de voz, oferecer informações sobre o veículo conectado, indicar manutenções, explicar itens do manual generativo e até responder a perguntas abertas sobre temas variados, como clima, rotas, autonomia do veículo e serviços próximos – tudo por meio do comando de voz “Fala, OTTO!”

Histórico de Conectividade VW

A jornada de conectividade da Volkswagen começou em 2020 com o Nivus, que trouxe o VW Play e se tornou referência em experiência de usuário. Em 2024, o Novo Nivus inaugurou a nova geração do VW Play Connect e do app Meu VW 2.0, com internet a bordo e aplicativos nativos, ampliando as funcionalidades digitais que permitem controlar o carro remotamente: abrir e fechar portas, acionar buzina e pisca‑alerta, além de possibilitar a consulta a manuais cognitivos com IA, enviar alertas de manutenção, agendar revisões online, acessar garantia estendida e muito mais. São mais de 15 funções exclusivas que colocam o veículo na palma da mão.

Em 2025, a Volkswagen levou o conceito de carro conectado a outros modelos. O Novo T‑Cross e o recém‑lançado Novo Tera passaram a sair de fábrica com a central VW Play Connect e o app Meu VW 2.0. O Novo Taos também chegará conectado em sua linha 2026, disponível em breve no País.

Para fidelizar clientes e ampliar a oferta de serviços, a marca lançou também o Volks Club. O programa de assinatura reúne benefícios imediatos: gratuidade no Sem Parar, voucher para abastecimento com etanol e pontos mensais no programa Livelo.

Ecossistema Digital VW e visão de futuro

Com o OTTO, a Volkswagen abre um novo capítulo em sua trajetória no Brasil e eleva a outro patamar seu ecossistema digital ao combinar – de maneira única e pioneira – inovação, conveniência e proximidade real com o cliente. Esses fatores reafirmaram a Volkswagen como protagonista na transformação digital e no uso de inteligência artificial generativa no segmento automotivo na região.