Há algum tempo que tivemos a notícia de que o Tumblr não aceita mais pornografia ou nudez explícita na postagem dos seus usuários. Também não precisa ser muito assíduo no Tumblr para saber que esse era um dos maiores conteúdos que circulava pela rede social.

Somando as duas coisas, é natural pensar que a audiência do site deve ter caído significativamente desde o banimento, e é exatamente isso o que aconteceu. Segundo dados da empresa de análise SimilarWeb, a empresa perdeu quase 100 milhões de acessos mensais entre dezembro e janeiro, justamente na época da mudança.

Similar Web: veja os números do site após a decisão

Em números exatos, a queda foi de 521 milhões de visualizações de páginas no último mês de 2018 para 437 milhões no mês seguinte.

Ok, mas por que eles decidiram mudar?

A empresa anunciou no início de dezembro que deixaria de aceitar material pornográfico a partir do dia 17 daquele mês. E a razão para isso é bem simples: o Yahoo, dono do Tumblr, queria evitar novos problemas após ter sido temporariamente suspenso da App Store por denúncias de pornografia infantil circulando na rede.

Diante do cenário, os responsáveis pela plataforma resolveram cortar a pornografia como um todo a fim de “cortar o mal pela raiz”. A ideia de combater a pornografia infantil é ótima e inquestionável, mas talvez a medida tenha sido drástica demais e, quem sabe, tenha potencial para afetar o Tumblr ainda mais.