Lançada há uma semana, a primeira plataforma mundial voltada para encorajar e dar visibilidade a talentos que se identificam com o gênero feminino já soma quase 400 perfis cadastrados. São talentos do Brasil inteiro, nas mais diferentes áreas. A iniciativa chamada WIBR, sigla para Women in Brazil, foi criada pela mais tradicional equipe brasileira de eSports, o MIBR (Made in Brazil) com o intuito de mostrar que o ecossistema dos games é para todos, inclusive quando falamos de carreiras e oportunidades de trabalho.

“Estamos muito felizes com a repercussão e resultado do lançamento junto à comunidade profissional, nas redes sociais e imprensa. . O WIBR chega para fazer a diferença e iniciar uma mudança. Queremos mais profissionais olhando para esse universo como uma possibilidade de carreira”, destaca a CEO da organização, Roberta Coelho.

A inscrição na plataforma acontece de forma gratuita pelo site. Vale destacar que o processo de adesão foi todo pensado para ser livre de eventuais comportamentos de recrutamento que prejudicam as chances das candidatas. Muitos campos são de preenchimento opcional, onde a candidata só preenche caso se sinta confortável. Entre os campos estão: nome, escolaridade, idioma, estado, área de atuação e jogo/cenário preferido. O site ainda contempla a possibilidade de indicação de canais da Twitch onde recebem visibilidade extra, principalmente para pequenos streamers.

A consulta à base de dados de talentos também será gratuita e poderá ser feita por qualquer empresa. Os parceiros da plataforma, no entanto, terão acesso a mais filtros, a uma versão de pesquisa ágil e às informações não obrigatórias preenchidas.

O WIBR conta com o patrocínio de grandes marcas como Senac RJ, Bybit, 1xBet, Itaú que acreditam na causa e no poder de transformação desse movimento. Além disso, o projeto contará com o apoio de mais de 20 empresas, endêmicas e não endêmicas, que assumirão o compromisso de priorizar a contratação dos talentos da plataforma em novas vagas relacionadas ao universo dos games. Entre os apoiadores estão Riot Games, Ubisoft, Grupo Globo, Rock in Rio, Gamers Club, Gaules, Omelete, The Enemy, CCXP, Player1, Monster, Logitech, Meow Digital, Instituto Glória, Bizzu Conteúdo, Miners GG, School of Rock, Rio2C, Final Level, Oddz Network, Octagon Brasil e Beyond Films. Entre os media partners estão a Globo e os veículos da Omelete Company: Gaules, The Enemy e site Omelete.

“Até o WIBR surgir, times e marcas buscavam mulheres com interesse em games e esports dentro de redes sociais como Twitter, de forma não profissional e a mercê de julgamentos, filtros e preconceitos. O WIBR chega para criar uma rede de conexão e impulsionar carreiras femininas neste ambiente dos games que cresce muito e já supera a indústria cinematográfica e fonográfica juntas”, destaca.