Xbox e PGB (Pesquisa Game Brasil) apresentaram, em evento online para a imprensa, uma pesquisa realizada em parceria entre as empresas, com detalhes sobre a evolução do mercado de PCs gamers no Brasil, e qual o perfil desse jogador. De acordo com o levantamento, 41,2% declaram que jogam todos os dias, e do total de participantes, a maioria afirmou ter uma assinatura do Xbox Game Pass.

A pesquisa também traz números relevantes sobre diversidade, com as mulheres representando 41% dos entrevistados, em um salto de quase 10% nos últimos dois anos para jogadoras de PC, e pretos e pardos com um total de 46,8% de quem joga no computador. Foram entrevistados mais de 13 mil players de PC gamer, desktop e notebook de todo o país.

Entre os players mais assíduos, 34,8% dos jogadores de PC afirmam jogar entre 1 e 3 horas por dia, e com idades variadas – a faixa etária entre 20 e 29 anos representa 16,4%, enquanto de 40 a 49 anos são 11,6% dos entrevistados. Bruno Motta, Sr. Category Manager de Xbox no Brasil, comenta o cenário cada vez mais diverso entre os jogadores de PC e as ações de Xbox para diferentes públicos.

“Continuamos com o compromisso de investir para entregar mais jogos e novidades para a comunidade de PC, e estamos no caminho certo ao conferir que o nosso serviço de games é o preferido do público a maioria que joga no computador. Hoje disponibilizamos mais de 100 títulos no Xbox Game Pass e buscamos trazer mais jogos no dia do lançamento para a plataforma, de mais desenvolvedores independentes e com vozes mais diversas”, explica.

O sistema operacional Windows é outro produto da Microsoft que está na preferência para quem joga no computador. Lançado há quase um ano, o Windows 11, que oferece uma série de recursos para proporcionar uma gameplay com alta qualidade gráfica, está entre os mais utilizados pelos players de PC.

PC gamers elencaram o Xbox Game Pass como primeira opção de serviço de assinatura
PC gamers elencaram o Xbox Game Pass como primeira opção de serviço de assinatura - Imagem: Gamengadgets/Reprodução

Responsável pela organização da Pesquisa Games Brasil desde 2013, maior e mais popular pesquisa sobre games do país, Carlos Silva, Head of Game da PGB, aborda os avanços do público que joga no computador e o papel do levantamento.

“A principal oferta dessa pesquisa não está atrelada apenas aos seus dados, mas também o acesso ao conhecimento das pessoas que integram esse universo, e quais são os perfis por trás das telas dos computadores. Isso reforça o compromisso com a comunidade, que se mostra cada vez mais diversa, e o empenho de tornar esse ambiente cada vez mais plural, ajudando todos os jogadores a encontrarem o seu próximo jogo favorito”, comenta.

Desenvolvida pelo Sioux Group e Go Gamers, em parceria com Blend New Research e ESPM, a Pesquisa Game Brasil existe desde 2013. Toda o levantamento é desenvolvido com questionários proprietários com uma ampla cobertura e tópicos que envolvem o público gamer e todo o seu ecossistema, no Brasil e na América Latina, em países-chaves como Argentina, Chile, Colômbia e México.