De Little Big Planet para o mundo. Com certeza você já viu esses carismáticos bonequinhos pairando por aí nos consoles da Sony. Só que agora, eles ganharam o mundo, e o spin-off Sackboy: Uma Grande Aventura dá as caras no PC.

Uma das grandes mudanças dos títulos anteriores para esse, foi justamente a adoção de mecânicas em um mundo majoritariamente 3D, mas sem deixar de lado as mecânicas de plataforma 2,5D tão conhecidas dos fãs.

Sackboy é diversão para a família toda
Sackboy é diversão para a família toda - Imagem: PlayStation

Mas, será que o título consegue fazer isso de forma justa, mesclando, quando necessário, elementos do 2,5D e do 3D? Será que isso não ficaria maçante? Será que a história do game fisgaria os fãs de longa data, mesmo que alguns títulos anteriores não tivessem tanto comprometimento assim com a história?

Confira abaixo a nossa análise de Sackboy: Uma Grande Aventura no PC. Antes de prosseguir, tenha em mente que, em nossos testes, usamos um notebook gamer Dell G15, com processador Intel i5 de 32 GB de RAM, uma placa de vídeo RTX 3050 e um SSD Seagate FireCuda 510.

A história de Sackboy: Uma Grande Aventura

O game começa com Sackboy e seus amigos vivendo em paz no "Artemundo". No entanto, a vida deles acaba virando de cabeça para baixo quando o vilão Vez invade o mundo deles com a intenção de criar o Confusor, que vai destruir a criatividade e o entusiasmo de todas as criaturas.

Está na hora de viver uma grande aventura jogando Sackboy
Está na hora de viver uma grande aventura jogando Sackboy - Imagem: PlayStation

De fato, a narrativa nunca foi o forte dos games da franquia de Little Big Planet. Mas não se engane, esse é o estopim perfeito para que você saia em busca de uma grande aventura — sim, eu sei que você viu o trocadilho nessa frase.

Mas, verdade seja dita, Sackboy é um game para se divertir, especialmente com seus amigos. Não ter um enredo denso não impacta em nada na sua experiência.

Diversão tridimensional e um mundo vivo

As missões espalhadas pelos cinco mundos são bastante variadas e conseguem explorar muito bem o ambiente 3D, mas sem deixar de lado o charme do 2,5D da franquia, que os fãs estão acostumados.

O mundo tridimensional de Sackboy: Uma Grande Aventura é completamente divertido
O mundo tridimensional de Sackboy: Uma Grande Aventura é completamente divertido - Imagem: PlayStation

É bem divertido ver um mundo completamente diferente para os Sackperson, porém é muito legal ver que o ambiente tridimensional fez muito bem e ajudou a expandir ainda mais o leque de mecânicas para o game.

As missões espalhadas pelos cinco mapas conseguem garantir um gameplay sortido, que não cai na mesmice. E o que não vai faltar nesse mundo são possibilidades, então não deixe de coletar peças de roupas, estilos e emotes para que você possa deixar o seu Sackboy com a sua cara.

Colete roupas, estilos e emotes para deixar seu Sackboy com a sua cara
Colete roupas, estilos e emotes para deixar seu Sackboy com a sua cara - Imagem: PlayStation

Como dito acima, Sackboy: Uma Grande Aventura é um jogo que fica muito mais divertido de ser jogado com os amigos. Embora possua uma partida online, talvez seja difícil encontrar algumas. Nessas condições, talvez seja legal jogar com seus amigos que possuam o game.

Rodando Sackboy: Uma Grande Aventura no PC

Um dos pontos mais positivos de rodar Sackboy: Uma Grande Aventura no PC é que ele não exige tanto assim em termos de gráfico e processamento. Ou seja, você pode aproveitá-lo com um desempenho extremamente satisfatório sem ter que possuir uma máquina tão robusta.

Outro fator que faz com que o game seja extremamente bem otimizado para computadores é a compatibilidade com a tecnologia DLSS da NVIDIA, que é capaz de renderizar gráficos de nova geração com boa performance, sem queda nos quadros por segundo; algo que exige menos do hardware.

Sackboy: Uma Grande Aventura vale a pena no PC?

Sackboy: Uma Grande Aventura é uma grande adição ao catálogo do PC. Fato é que a Sony PlayStation tem acertado cada vez mais ao trazer suas famosas IPs para o universo dos PCs.

Já deu certo com Horizon Zero Dawn, Death Stranding, Spider-Man e também deu certo com Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões. E fato é que isso democratiza ainda mais o acesso dos jogadores aos games da empresa. O aumento de jogadores é completamente benéfico, então eu serei um defensor de que novas franquias deem as caras por aqui.

Sackboy: Uma Grande Aventura é um jogo extremamente divertido
Sackboy: Uma Grande Aventura é um jogo extremamente divertido - Imagem: PlayStation

Sackboy: Uma Grande Aventura é mais um grande port para PC por parte da PlayStation. O jogo oferece uma grande quantidade de configurações gráficas, acessibilidade e controles que até então não estavam disponíveis no lançamento original para console.

Sackboy: Uma Grande Aventura é uma excelente adição ao catálogo de jogos de PC

Como sempre ressalto em outras reviews, as configurações de acessibilidade são outra vitória na indústria de games. Se trazer os games para o PC é o início da democratização do acesso aos games, adicionar opções de acessibilidade é aumentar ainda mais essa premissa.

O veredito não poderia ser diferente: Sackboy: Uma Grande Aventura vale muito a pena ser experienciado no PC!

Esta análise de Sackboy: Uma Grande Aventura para PC foi feita com uma cópia gentilmente cedida pela Sony PlayStation.