6 Dicas de Filmes Sobre Hackers e Tecnologia da Informação para Assistir Já!

Featured, Filmes, Geek, Tecnologia

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para o Nerd Week.

O universo da Tecnologia da Informação (TI) tem crescido muito e é indispensável nos dias de hoje. Entretanto, o “lado negro” também existe e muitos crimes são executados por (ou com a ajuda) de hackers que conseguem invadir sistemas e acessar informações sigilosas.

Se você curte ou quer saber mais sobre esse assunto, o cinema é uma ótima dica. Confira algumas opções de filmes que falam sobre esse universo:

  1. Invasores – Nenhum Sistema Está a Salvo

    Premiado pelo Festival Internacional de Cinema de Toronto, o filme conta a história do jovem Benjamin, um hacker com problemas sociais na vida real que entra para um grupo de cibercriminosos, que realizam atividades em busca de fama e reconhecimento de outros hackers.

    A forma como é retratada e utilizada a engenharia social é o ponto alto do filme.

Hackers – Piratas de Computador

Com apenas 11 anos, Dade Murphy invade mais de 1.500 computadores e é banido até que complete 18 anos.

Pouco antes dessa idade, o jovem encontra novos amigos e uma forma de liberar um poderoso vírus de computador. O grupo acaba sendo perseguido pelo serviço secreto americano e pelos criadores da praga.

Com diálogo realista, essa é uma excelente escolha para quem curte o universo tecnológico.

 

  1. Snowden – Herói ou Traidor

O filme retrata a história real de Edward Snowden, um funcionário terceirizado da Agência de Segurança dos Estados Unidos que divulgou vários documentos sigilosos que revelam espionagem, por parte do governo dos Estados Unidos, a cidadãos comuns e lideranças internacionais.

  1. O Quinto Poder

Baseado fatos reais, O Quinto Poder conta a história do site Wikileaks, uma plataforma que publica informações sigilosas, denunciando segredos do governo e crimes corporativos.

A principal abordagem do filme é uma comparação de como o antigo jornalismo funcionava e quais as diferenças e as atuais vantagens dos veículos on-line.

5- Duro de Matar 4.0

Estrelado por Bruce Willis, o filme Duro de Matar 4.0 aborda o terrorismo virtual. Um grupo de hackers consegue ter acesso a todo o controle energético dos Estados Unidos.

A trama traz diálogos sobre a segurança na informática e o crime virtual, além de refletir sobre a proteção de infraestruturas contra ciberataques.

6-Matrix

Trilogia clássica, os filmes Matrix trazem uma ótima reflexão sobre a realidade virtual e a inteligência artificial em um mundo dominado por máquinas.

A história traz um programador que é vítima de um sistema que manipula a mente das pessoas: a Matrix.

Ficção x Realidade

Algumas situações dos filmes parecem improváveis na vida real. Outras trazem ações já realizadas ou uma reflexão para algo que pode vir a acontecer.

A boa notícia é que para várias situações de ataques virtuais já existe uma saída: ter um bom antivírus sempre atualizado (2018) nos dispositivos que você conecta a internet. Assim, é possível ficar menos vulnerável às ameaças on-line.

Conhece outro filme de hackers e tecnologia imperdível? Compartilhe nos comentários!

 

Imagens: Pipocao – Filmes Online, JustWatch, Bastidores, Rede Globo, cinemarden.com.br, Geek Insider  

Professor, pseudo PC Gamer e ex jogador de RPG, escreve uns textos e grava uns vídeos mas na verdade mesmo só quer mesmo é dormir e perder a pança sem fazer exercícios.