AMD Redefine Computação de Alto Desempenho com Novo Processador

Hardware, Informática

Com base no entusiasmo global gerado em 2017 pelos processadores Ryzen ™ e pela tecnologia gráfica Radeon ™, a AMD (NASDAQ: AMD) detalhou hoje seu próximo plano de implantação para a sua nova e próxima geração de produtos de computação e gráficos de alto desempenho durante um evento em Las Vegas, logo antes da abertura da CES 2018. Além de anunciar os primeiros processadores de desktop Ryzen ™ com o Radeon ™ Vega Graphics, a AMD também detalhou a linha completa do Ryzen ™ mobile APUs, incluindo os novos modelos Ryzen ™ PRO e Ryzen ™ 3, e forneceu um primeiro olhar sobre o desempenho de sua próxima CPU de desktop Ryzen ™ de segunda geração de 12nm que deverá ser lançada em abril. Em gráficos, a AMD anunciou a expansão da família “Vega” com a Radeon Vega Mobile e que seu primeiro produto de 7nm está planejado para ser uma GPU Radeon “Vega” especificamente construída para aplicações de machine learning.

“Realizamos com êxito os objetivos ambiciosos que estabelecemos em 2017, restabelecendo a AMD como líder de computação de alto desempenho com a introdução de 10 famílias de produtos diferentes”, disse a presidente e CEO da AMD, Dr. Lisa Su. “Estamos construindo esse impulso em 2018, pois tornamos nosso portfólio de produtos mais forte da última década ainda mais forte com novas CPUs e GPUs que trazem mais recursos e mais desempenho para um amplo conjunto de mercados”.

Atualizações de tecnologia

O CTO e SVP da AMD Mark Papermaster compartilhou atualizações nos roteiros de tecnologia de processo da AMD para processadores x86 e arquiteturas de gráficos.

  • Processadores x86
    • O core “Zen”, atualmente comercializado em processadores Ryzen desktop e mobile, está em produção em 14nm e 12nm, com amostras de 12nm agora enviadas.
    •  O design “Zen 2” está completo e melhorará o design premiado “Zen” em múltiplas dimensões.
  • Processadores Gráficos
    • Expansão da família de produtos “Vega” em 2018 com a GPU móvel Radeon Vega para notebooks ultrafinos.
    • O primeiro produto AMD de 7nm, um GPU baseado em “Vega” construído especificamente para aplicações de machine learning.
    • Um ambiente de software de machine learning no nível de produção com as bibliotecas MIOpen da AMD que suportam estruturas comuns, como TensorFlow e Caffe na plataforma ROCm Open eCosystem. O primeiro ambiente de software heterogêneo totalmente aberto da indústria, que facilita o programa usando GPUs AMD para ambientes de computação e computação de alto desempenho.

Atualizações para clientes

AMD SVP e Gerente Geral, Computing and Graphics Business Group Jim Anderson detalhou os próximos processadores para clientes AMD, incluindo:

  • O processador de desktop Ryzen ™ com gráficos Radeon ™
    • As Desktop Ryzen ™ APUs combinam o mais recente núcleo “Zen” e o mecanismo gráfico AMD Radeon ™ com base na arquitetura avançada “Vega”, trazendo:
      • O mecanismo de gráficos de alto desempenho em um processador de desktop[i]
      • Desempenho quad core avançado com até 8 threads de processamento
      • 1080p HD + desempenho de jogos sem uma placa gráfica discreta
      • Características de exibição com a tecnologia Radeon ™ FreeSync[ii]
      • Benefício total dos recursos do driver de software Radeon ™, incluindo Radeon ™ Chill, Enhanced Sync e Radeon ™ ReLive
    • Planejado para estar disponível a partir de 12 de fevereiro de 2018.

Processadores Ryzen™ Desktop com gráficos Radeon™ Vega:

Model CPU Cores Threads Max Boost Clock (GHz) Graphics Compute Units[iii] Max GPU Clock (MHz) L2/L3 Cache (MB) cTDP (Watts)
Ryzen™ 5 2400G

with Radeon™ RX Vega11 Graphics

4 8 3.9 11 1250 6 45-65W
Ryzen™ 3 2200G

with Radeon™ Vega8 Graphics

4 4 3.7 8 1100 6 45-65W

  • CPU de desktop Ryzen ™ 2ª geração
  • O primeiro processador baseado em 12nm da AMD com tecnologia Precision Boost 2.
  • Programado para abril de 2018.
  • Processadores Ryzen ™ PRO mobile com gráficos Radeon ™ Vega
    • Destinados à implantação comercial, empresarial e do setor público, os processadores mobile Ryzen PRO são projetados para fornecer à notebooks empresariais mais poder, com processadores mais rápidos para notebooks[iv] ultrafinos comerciais, além de segurança de nível de silício de última geração e soluções confiáveis com o suporte de classe empresarial e a pilha de produtos da plataforma de gerenciamento DASH de cima a baixo.

      • Até 22% mais desempenho de produtividade competitivo[v]
      • Até 125% mais desempenho gráfico competitivo do que o Intel i7-8550U e 150% mais desempenho gráfico competitivo do que Intel i7-7500U[vi]
      • Segmentação de até 13,5 horas de duração da bateria[vii]
      • Recursos SenseMI[viii], incluindo a tecnologia Precision Boost 2 e a Mobile Extended Frequency Range (mXFR)[ix]
    • As soluções Ryzen ™ PRO mobile devem ser lançadas no segundo trimestre de 2018.

Ryzen™ PRO mobile processors with Radeon™ Vega Graphics:

Model CPU Cores Threads Max Clock (GHz) Graphics Compute Unitsiii Max GPU Clock (MHz) L2/L3 Cache (MB) cTDP (Watts)
Ryzen™ 7 PRO 2700U with Radeon™ Vega10Graphics 4 8 3.8 10 1300 6 15W Nominal
Ryzen™ 5 PRO 2500U with Radeon™ Vega8Graphics 4 8 3.6 8 1100 6 15W Nominal
Ryzen™ 3 PRO 2300U with Radeon™ Vega6Graphics 4 4 3.4 6 1100 6 15W Nominal

 

  • Processador Ryzen ™ Mobile com gráficos Radeon ™ Vega
    •  AMD expandiu a família de processadores Ryzen Mobile, apresentando o processador mais rápido do mundo para notebooks ultrafinos, com a introdução do processador Ryzen 3 mobile.

Processadores Ryzen ™ mobile com Radeon ™ Vega Graphics:

Model CPU Cores Threads Max Clock (GHz) Graphics Compute Unitsiii Max GPU Clock (MHz) L2/L3 Cache (MB) cTDP (Watts)
Ryzen™ 7 2700U with Radeon™ Vega10 Graphics 4 8 3.8 10 1300 6 15W Nominal
Ryzen™ 5 2500U with Radeon™ Vega8 Graphics 4 8 3.6 8 1100 6 15W Nominal
Ryzen™ 3 2300U with Radeon™ Vega6 Graphics 4 4 3.4 6 1100 6 15W Nominal
Ryzen™ 3 2200U with Radeon™ Vega3 Graphics 2 4 3.4 3 1000 5 15W Nominal

Atualizações de gráficos e jogos

A AMD discutiu sua primeira solução de gráficos mobile discreta baseada na arquitetura “Vega”. Este GPU Radeon Vega Mobile é projetado para novos notebooks de jogos em 2018 com desempenho extraordinário e eficiência.

A AMD também anunciou que o Radeon ™ Software irá adicionar suporte para a tecnologia de taxa de atualização variável HDMI 2.1 em produtos Radeon ™ RX em uma próxima versão do driver. Este suporte virá como um extra ao “guarda-chuva” da tecnologia Radeon ™ FreeSync, conforme displays com suporte HDMI 2.1 VRR chegam ao mercado.

A Ubisoft anunciou que o Far Cry 5 suportará os recursos específicos Radeon ™ RX Vega, como o Rapid Packed Math e a tecnologia Radeon ™ FreeSync 2. Os proprietários Radeon ™ RX Vega poderão desfrutar do Far Cry 5 com uma fidelidade excepcional, com taxas de frame impressionantes e qualidade de imagem.

Matheus Bigogno

Estudante do curso superior de Jogos Digitais. Começou como estudante de Ciência da Computação, mas sempre soube que sua vida iria envolver jogos de alguma forma. Amante de quadrinhos, principalmente a linha da Vertigo, seriados, e filmes. Ama a cultura pop, nerd, e geek. Fã de um bom Rock Progressivo, ama bandas como Pink Floyd, Genesis, Rush e Jethro Tull. Escreve em blogs desde 2010, sempre gostou do formato e de tudo que envolve essa arte. Gosta de escrever sobre tudo: a vida, o Universo e tudo mais.