Cuidado com a lei de Gerson, pode custar a sua conta no joguinho preferido!

Featured, News, PC, Tecnologia

.O pessoal da PSafe, desenvolvedora do app DFNDR Securit nos enviou um texto que é um alerta geral pra galera e principalmente para quem segue a lei do Gerson gosta de levar vantagem em tudo, se liguem nas dicas!!!

 

DFNDR Lab, laboratório de segurança digital especializado no combate ao cibercrime, identificou uma série de golpes mobile que prometem vantagens em alguns dos jogos gratuitos mais baixados para Android, como Clash of Clans, 8 Ball Pool, Clash Royale, Pokémon Go e Candy Crush.

Apenas relacionados ao Clash of Clans, por exemplo, foram identificados mais de 55 golpes diferentes no último semestre, que somaram mais de 30 mil usuários impedidos pelo aplicativo DFNDR Security de terem seus smartphones infectados.

As falsas promessas circulam na internet em links maliciosos, que chegam às vítimas por mensagens de amigos e até mesmo por pesquisas em páginas de busca. “Apesar de a maior parte dos jogos citados nas armadilhas ser gratuita, eles oferecem itens pagos dentro dos apps, que podem chegar a mais de R$ 300, e os hackers aproveitam-se disso para oferecer falsas vantagens para adquirir esses produtos sem pagar”, explica Emílio Simoni, diretor do DFNDR Lab.

Segundo o especialista, após a vítima entrar nos sites falsos e fornecer dados para cadastro, uma “simulação” faz o usuário acreditar que está de fato recebendo a recompensa anunciada. Mas, na verdade, esse tipo de golpe cadastra as vítimas em serviços de SMS pago e, em alguns casos, solicitam o download de apps maliciosos.

Para se prevenir de ameaças na internet, a equipe do  DFNDR Lab recomenda

Checar as informações

Ao receber ou se deparar com uma promessa de vantagens em jogos, cheque se as informações são verídicas em algum canal oficial, como o Google Play e os próprios aplicativos dos jogos. Além disso, sempre opte por fazer o download dos apps na loja oficial. Essas medidas são fundamentais para evitar o acesso a golpes.

Ter um antivírus
Mantenha um software de segurança protegendo seus dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Ele é essencial para garantir a navegação segura nos games e na rede como um todo, além do compartilhamento seguro de informações.

Cuidado com os links

Mesmo contando com um antivírus, é fundamental adotar comportamento preventivo na internet, pois o número de golpes digitais vem crescendo a cada dia. Evite clicar em links sem checar a procedência deles, principalmente, quando são enviados por WhatsApp e SMS. Além disso, sempre desconfie de promoções que prometem grandes recompensas, como “vidas” e moedas ilimitadas em jogos. Na dúvida, o DFNDR Lab oferece um serviço gratuito online de checagem de links: https://lab.dfndrsecurity.com/pt-br.

Desconfiar de domínios “diferentes do normal”

Muitos links maliciosos têm domínios diferentes dos habituais “.com”, “.com.br” e “.org”. Por isso, preste atenção na composição dos endereços dos links recebidos, pois ela pode indicar mais um motivo para desconfiar da veracidade das informações recebidas.

 

pra quem ainda não conhece a lei de Gerson

Luciano Julio

Professor, pseudo PC Gamer e ex jogador de RPG, escreve uns textos e grava uns vídeos mas na verdade mesmo só quer mesmo é dormir e perder a pança.

Share on Facebook4Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on VKShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0Share on Tumblr0Share on Reddit0Email this to someoneBuffer this pageFlattr the authorShare on Yummly0Share on StumbleUpon0Digg thisPrint this page