Campus Party – Autoridades apresentam resultados e expectativas

Tecnologia

De 2017 até meados de 2018, 5 mil novas empresas com base tecnológica serão abertas no estado de Minas Gerais. O número é 50 vezes maior que a média anual da gestão anterior no estado. A informação foi divulgada pelo Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES), Miguel Corrêa, durante coletiva de imprensa de abertura da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia
(FINIT), e da Campus Party realizada na manhã de quarta-feira (01/11), no Expominas, e Belo Horizonte.

O evento também contou com a presença do Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Minas Gerais, Leonardo Dias; o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia; o CEO do 100 Open Startups, Bruno Rondani, e o CTO, Rafael Levy; além do CEO da Use Telecom, empresa responsável pelo serviço de internet da Campus Party, André Costa, e do presidente da Anpei, Humberto Pereira.

O Subsecretário Léo Dias destacou que foi feito um chamamento público para que as instituições de ensino apresentassem seus projetos na feira. “Convidamos muitas escolas para conhecer esses projetos. Os alunos estão encantados”. Dias destacou também que o objetivo da FINIT é apresentar para todos o mundo da tecnologia. “A gente quer mostrar que isso pode gerar não só rede de relacionamento, mas também gerar negócios”, afirma.

Outro destaque, Farruggia deu um panorama do que esperar da Campus Party Minas Gerais esse ano. A segunda edição da #CPMG2 começa na noite desta quarta (01/11) dentro da FINIT e espera cerca de 4 mil campuseiros. Francesco explicou que há uma mega estrutura montada para receber os jovens – em sua maioria entre 15 e 23 anos – que ficarão acampados. As caravanas são o grande destaque desta edição, em que 40 grupos virão de
diversas regiões do interior mineiro. Essas turmas são coordenadas por agentes de inovação, que são pessoas escolhidas pela SEDECTES a partir de seu trabalho relevante na área de tecnologia em suas cidades. O destaque para este ano ficou para a cidade de Janaúba, que trouxe 312 pessoas para o evento.

O foco desta edição da FINIT foi promover o encontro das startups de Minas e as grandes e médias empresas. Segundo Miguel Corrêa, é de extrema importância realizar essa conexão. “De acordo com levantamento da Fundação Joao Pinheiro, o investimento em P& D é um problema para as empresas de médio porte, devido ao alto custo”, pontuou o secretário, que destacou o quanto a inovação que está sendo produzida no estado pode tornar o mercado
ainda mais competitivo. Segundo dados do Caged, Minas Gerais foi o único estado que gerou emprego em todos os meses do ano, enquanto a grande maioria teve déficit no saldo de empregos.

Depois do grande sucesso de sua primeira edição em 2016, a FINIT (Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia) retornou este ano ao Expominas, em Belo Horizonte, ainda maior e com mais conteúdo. A Feira reuniu, em um só lugar, grandes e consolidados eventos e palestrantes nacionais e internacionais, além de um público bem diverso, composto por startups, empresas, estudantes, pesquisadores, empreendedores, profissionais da área de tecnologia e demais interessados. A FINIT abrigou, na edição de 2017, a segunda Campus Party Minas Gerais; aArena de Negócios, que promete conectar grandes empresas e startups; a Arena Experience, que promoveu uma série de atividades de divulgação científica por parte de centenas de instituições nacionais; e a Arena Criativa, um ambiente dedicado à criatividade e a inovação. A FINIT é uma iniciativa pioneira realizada pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes).

Matheus Bigogno

Estudante do curso superior de Jogos Digitais. Começou como estudante de Ciência da Computação, mas sempre soube que sua vida iria envolver jogos de alguma forma. Amante de quadrinhos, principalmente a linha da Vertigo, seriados, e filmes. Ama a cultura pop, nerd, e geek. Fã de um bom Rock Progressivo, ama bandas como Pink Floyd, Genesis, Rush e Jethro Tull. Escreve em blogs desde 2010, sempre gostou do formato e de tudo que envolve essa arte. Gosta de escrever sobre tudo: a vida, o Universo e tudo mais.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on VKShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0Share on Tumblr0Share on Reddit0Email this to someoneBuffer this pageFlattr the authorShare on Yummly0Share on StumbleUpon0Digg thisPrint this page