AMD lança oficialmente a sua nova GPU a RX480

Featured, Hardware, Informática, Jogos, Lançamento, Nerd, News, Tecnologia

Hoje (29/06) a AMD lança oficialmente a sua nova placa de vídeo para PC gaming e Realidade Virtual, estamos falando da RX480, uma placa mid-end com desempenho high-end. A nova GPU da AMD chega para universalizar e democratizar o acesso aos recursos VR, levando em consideração seu custo benefício já que o preço sugerido da placa é de USD$199,00 para a versão de 4GB e USD239,00 para a versão de 8GB. 

 

 

  “Nós desenhamos essa tecnologia ao ouvir atentamente à vocês, os jogadores que comparam e jogaram em nossas tecnologias gráficas por anos.
Trabalhamos incansavelmente para produzir algo que satisfaça o jogador mais criterioso, e entregue o produto ideal à um preço impecável.
Não poderíamos ser mais gratos pela recepção que tivemos de jogadores, clientes, e parceiros que vêem o que nosso time de engenharia conseguiu, e concordam
que a Radeon™ RX Series, jogos e RV é verdadeiramente #betterred.”
Raja Koduri, vice presidente sênior e arquiteto chefe do Radeon Technologies Group, AMD.

 

 

 

Não só nós reles mortais estamos entusiasmados com a nova placa da AMD mas também aqueles que trazem para os nossos lares a alegria de jogar qe é o caso da própria Bethesda, EA e Ubisoft elogiando a capacidade da nova placa da AMD, e não só eles como a Alienware, HP, Lenovo e fabricantes dos óculos de VR.

 

ARadeon™ RX 480 une jogos e VR com um grande preço de entrada:

  • Tecnologia premium para performance única em sua categoria – A Radeon RX 480 8GB tem os gráficos tecnologias mais avançados já vistos em uma GPU de USD$239, entregando o melhor custo/benefício da categoria. A tecnologia Polaris otimizada para 14nm FinFET impulsiona grandes melhoras em performance e eficiência: mais de 15% de performance a mais por unidade computacional³, e até 2.8 vezes a performance por Watt da arquitetura da série Radeon R9 2004. Alimentando até 5.8 trilhões de cálculos por Segundo num chip menor que uma moeda, a Radeon™ RX 480 8GB  é mais ponderosa que todos os consoles de jogos já criados juntos.5 Mais informações nos avanços da arquitetura Polaris aqui.
  • As experiências de RV mais em conta – Com preço sugerido de USD$199, a Radeon™ RX 480 de 4GB é a solução premium de RV mais em conta, sendo compatível com Oculus Rift-  e Steam®VR-Ready. Utiliza tecnologias LiquidVR para prover experiências mais fluídas e confortáveis em realidade virtual, baixando a barreira de entrada neste mercado para milhões de consumidores. Visite Radeon.com aqui para saber mais sobre como a Radeon RX 480 4GB está ajudando a democratizar de verdade a realidade virtual.
  • Tecnologias à prova de futuro – A Radeon RX 480 continua a tradição Radeon de inovação sendo a primeira em novos processos, primeira em tipo de memória e banda, e primeira a suportar novas APIs de jogos. Gamers poderão aproveitar a placa gráfica por um longo tempo com os benefícios “à prova de future” como:

o    Premium HD gaming em DirectX® 12 e Vulkan™ – ARadeon™ RX 480 tem grande performance em DirectX® 12 e Vulkan, APIs que estão elevando o futuro dos jogos. A arquitetura Polaris suporta de maneira única computação assíncrona para experiências superiores em jogos e aplicações de RV usando essas novas APIs, e combinado com a tecnologia AMD FreeSync™, jogadores podem aproveitar taxas de frames mais suaves em resolução 1440p nos jogos mais exigentes. Mais informações sobre jogos em DirectX® 12 e Vulkan™ com a Radeon™ RX 480 está disponível aqui.

o    Display de próxima geração e tecnologias de vídeo – A Radeon RX 480 possuí HDMI® 2.0b, DisplayPort 1.3 HBR3, e DisplayPort 1.4 HDR suportando a nova geração de HDR de alta resolução e displays com high-refresh permitindo experiências como FreeSync™ com high-refresh 4K, high refresh UltraWide, e computação de resolução single-cable 5K à 60Hz. A Radeon™ RX 480 tem o acelerador de decodificação MD mais versátil até hoje, permitindo lindos filmes HDR usando 10-bit HEVC em aplicações como Netflix e Amazon, transmissões de vídeo H.264 video acelerados no Twitch, vídeos VP9 acelerados em sites como YouTube, e chamadas de vídeo afiadas usando HEVC e MJPEG em aplicações como Skype. Mais informações aqui.

o    Controle sem precedentes com Radeon Software e o novo Radeon WattMan – O Radeon Software complementa o sofisticado hardware da Radeon RX 480, permitindo performance superior, funções e estabilidade para garantir uma experiência fluída e rápida ao sair da caixa, e uma que melhora com a idade conforme atualizações chegam. Lançando hoje com a Radeon RX 480 estão nove novas funções do Radeon Software Crimson Edition desenhadas para dar aos usuários maior controle em multi-GPU, display, e configurações de eficiência energética. O Radeon WattMan, baseado na tecnologia AMD OverDrive, permite aos usuários controle total sobre a Radeon™ RX 480 com uma experiência de overclock redefinida e uma ampla gama de funções incluindo frequência dinâmica da GPU e curvas de voltagem que permitem aos usuários customizar ambos os elementos em 7 estados diferentes. O Radeon Wattman também entrega uma nova interface de histograma que permite gravar dados por aplicação para facilmente mapear picos e média de atividade, clocks, temperatura e velocidade dos fans. Mais informações sobre o Radeon Wattman aqui.

Algumas das especificações da RX480

  • Chip gráfico: Radeon RX480 1.120MHz/1.266
  • Memória 8GiB GDDR5 ( interface de 256bits),
  • Barramento: PCI Express 3.0 X16
  • Conectores de vídeo: 1 HDMI, 3 Display Port
  • Consumo de energia: 150W

Apesar dos preços sugeridos no exterior  ainda não temos os valores oficiais aqui no Brasil, nos resta aguardar.

 

Luciano Julio

Professor, pseudo PC Gamer e ex jogador de RPG, escreve uns textos e grava uns vídeos mas na verdade mesmo só quer mesmo é dormir e perder a pança.